segunda-feira, 5 de maio de 2014

Andaluzia: um pouco sobre a comunidade autônoma espanhola

Na semana santa, além de aproveitar pra conhecer Madri, conheci também algumas cidades de Andaluzia, uma comunidade autônoma que fica no sul da Espanha, e a que mais herdou traços do domínio árabe na Espanha, o qual começou no ano 711 d.C.
As minhas experiências em Andaluzia foram incríveis. Em relação à comida, à organização social e econômica e, principalmente, em relação à cultura. Eu realmente não parecia estar na Espanha, apesar de não tê-la vasculhado. Mas é que a comunidade parece mesmo ser uma parte da arábia colada à Europa.

Granada
Granada foi a primeira cidade andaluza que visitei, e foi lá que comi kebap (uma espécie de sanduíche/pastel turco) pela primeira vez. Acreditem, eu nunca havia comido antes. Acho até que foi a minha melhor experiência gastronômica dos últimos tempos, rs.
De todas as cidades, Granada me pareceu a mais fofinha, a mais acolhedora. Tanto por parte das pessoas (grande parte tem origem turca), quanto por parte das ruas, quase sempre bonitinhas.
O comércio, até mais que o turismo, me pareceu muito forte. E predominado por lojas e restaurantes de turcos, as quais estão à venda tanto produtos do país de origem destes, quanto artigos de presente, decoração e lembrancinhas da cidade.
Pra que vocês comecem a conhecer um pouquinho de Granada, abaixo, uma imagem lindíssima da cidade à noite.

Nesta outra imagem, um pedacinho de La Alhambra, o monumento mais famoso de Granada.

Uma parte cidade onde todas as casas são brancas. 

As próximas fotos mostram jardins e vistas a partir de La Alhambra. Este monumento é formado por edifícios e jardins e foi construído no século XIV. Foi o maior espaço político e religioso de origem muçulmana. De toda Andaluzia, Granada é a cidade que mais absorveu cultura árabe, refletindo-a não só na arquitetura, mas nas lojas e comerciantes de origem árabe, como falei lá em cima.
Bom, infelizmente não tive 23 euros (eu tinha que comer, haha) pra adentrar a Alhambra e ver os outros jardins, rs.

Pra terminar as fotos de Granada, uma vista da La Alhambra de dia e da parte de baixo da cidade.

Málaga
Conhecida por suas praias, Málaga também é um destino turístico procurado. A cidade é banhada pelo Mar Mediterrâneo e uma boa opção para quem quer curtir dias de sol.
Apesar de amar uma prainha, Málaga não me chamou tanto atenção quanto Granada.

Passeio de bici pra uma maior diversão (:
Sim, meus pés tocaram as águas do Mar Mediterrâneo, aquele que estudamos lá no ensino médio. *-*
 Abaixo, fotos da Alcazaba, outro monumento andaluzo de origem árabe.

Ao lado da Alcazábar, está o teatro romano, mostrado na foto abaixo.


Sevilla
Ainda tem muita cidade que quero conhecer e, apesar de ter conhecido muito pouco de Sevilla, já me arrisco, sem medo, a dizer que é uma das cidades mais lindas do mundo. 
A influência árabe da capital de Andaluzia é refletida na Plaza de España, a praça mais magnifíca que já estive. E que influência, minha gente! Os detalhes dos edifícios são incríveis, sendo milimetricamente iguais do lado esquerdo e do direito.
Infelizmente não tive muito tempo pra explorar Sevilla e muitas das fotos ficaram com uma amiga que já retornou ao Brasil. #buábuá


Abaixo, a lateral da catedral de Sevilla. Por causa dos festejos religiosos da semana santa, não pude tirar foto da frente da mesma.

O Real Alcazàbar de Sevilla é um dos palácios mais antigos do mundo. Começou a ser construído no final do século XI até os dias de hoje passa por transformações, e, por isso, sofreu influência de diversas culturas.
As fotos abaixo mostram o palácio por dentro.

Córdoba
Esta foi a última cidade que visitei e a que menos tempo fiquei. Já estava super cansada, afinal, foi uma semana de viagem, tendo que mudar de cidade para cidade em no máximo dois dias.
Então, a única coisa que conheci em Córdoba foi a catedral, quer dizer, só por fora, pois estava fechada para visitas.
A cidade também esbanja muito da influência dos povos árabes, observada na arquitetura, principalmente.

É isso aí, galera. A minha aventura em Andaluzia acaba aqui. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário